porViviane Fernandes

Finalizadas as primeiras reuniões setoriais do PDMU de João Pessoa

Na última quinta-feira (10), foi concluído o primeiro calendário das reuniões setoriais do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa (PDMU).  Os debates com representantes dos diversos segmentos da sociedade foram fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana.

Foram realizadas diversas reuniões setoriais para discussão da percepção da população sobre a mobilidade urbana na Microrregião de João Pessoa. Confira alguns registros das reuniões realizadas com os segmentos da sociedade civil organizada participantes abaixo:

As próximas etapas ainda serão agendadas.

Confira também a reportagem veiculada no G1 sobre a elaboração do PDMU João Pessoa https://glo.bo/2uGC8FC

 

porViviane Fernandes

PDMU – andamento das reuniões setoriais

Na última sexta-feira (4) foi finalizada a primeira semana das reuniões setoriais para a discussão do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa (PDMU), cujo debate está sendo coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

O objetivo das reuniões é ouvir as principais percepções sobre os diversos elementos que irão contribuir com a construção das diretrizes da mobilidade urbana da Capital para os horizontes futuros a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente.

Hoje (7/08), serão realizados dois encontros, pela manhã com representantes dos setores de transportes e trânsito e a tarde com os conselhos de classe e sindicatos, meio ambiente e patrimônio, sempre no auditório do Sebrae.

Confira o cronograma das próximas reuniões http://www.planmob.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=158https://goo.gl/b2KvDb

Maiores informações http://www.joaopessoa.pb.gov.br/planmob-conclui-primeira-semana-das-reunioes-setoriais/

porViviane Fernandes

Reunião setorial

Articuladores e convidados do Orçamento Participativo conhecem o PlanMob

Texto: Nadja Dias

A população de João Pessoa, por meio do Orçamento Participativo (OP) participou da reunião do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa (PlanMob). O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira (2), no 1º pavimento do Shopping Sebrae.

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre articuladores e convidados que assistiram a apresentação do engenheiro civil e membro do PlanMob, Nilton Pereira. Durante a apresentação, foi exposto o planejamento, investimentos, diretrizes, gestão de mobilidade e a necessidade da participação da sociedade.

As etapas do Plano de Mobilidade, segundo Nilton Pereira, se divide em: conhecer a mobilidade no presente e o que pensa a população, projeção de cenários para a cidade no futuro, elaboração de sugestões com base nas diretrizes definidas e a seleção das propostas.

A moradora da 3ª região,Waleska Silvia Pinto, disse que a reunião foi muito importante para sabemos o que pode ser feito e o que deve servir de contribuição para melhorar a mobilidade da nossa cidade. “Esperamos que esses encontros façam com que essas ações saiam do papel e sejam executadas para melhorar a vida das futuras gerações”, disse.

O diretor de Planejamento da Semob-JP, Adalberto Araújo, explicou que a participação popular é de extrema importância para a formação do Plano e que as reuniões estão superando as expectativas e contribuindo com informações pertinentes. “A população em geral representada pelo OP veio beneficiar com suas informações do cotidiano que vai ajudar bastante nesse processo”, contou.

Nesta sexta-feira (4), mais duas reuniões setoriais serão realizadas. Pela manhã, representantes de fundações, associações e institutos participarão do evento. Já à tarde, organizadores de pedais e ciclistas estarão envolvidos no debate, que é coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), no auditório do Sebrae.

Os debates tiveram início no dia 31 de julho e vão até 10 de agosto e obedecerão a um calendário. O cronograma completo das reuniões pode ser conferido no link: https://goo.gl/b2KvDb

Maiores informações: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/plano-diretor-de-mobilidade-e-discutido-em-mais-uma-reuniao-setorial-do-plamob/

porViviane Fernandes

Participação popular

Pesquisa para elaboração do Plano de Mobilidade começa hoje e vai visitar 12 mil domicílios de João Pessoa

Texto: Pollyana Sorrentino

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), seguindo as diretrizes para elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), inicia nesta quarta-feira (02), a pesquisa de origem destino que vai consultar moradores de 12 mil domicílios da Capital. De acordo com o superintendente de mobilidade urbana, Carlos Batinga, nesta primeira fase, a pesquisa terá duração de um mês e vai alcançar 2.731 residências. “Até o mês de novembro, a expectativa é de que todo o processo da pesquisa seja concluído”.

Ainda segundo Batinga, o objetivo da atividade é questionar as pessoas com perguntas do tipo: “Para onde se deslocam?”; “Qual motivo do deslocamento?”; “De que forma se deslocam para o destino?”, com o intuito de traçar as linhas de desejo de deslocamento da população e os motivos das viagens. Cerca de 40 pesquisados estarão trabalhando neste processo, eles chegarão aos domicílios identificados com crachás a serviço do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa representando a PMJP e a Semob-JP.

A pesquisa inicia hoje nos seguintes bairros:   Mangabeira, Água fria, Cidade dos Colibrís, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Esplanada, Funcionários, Funcionários II, Geisel, Grotão, João Paulo II, José Américo, Sesi (Bayeux), Alto do Céu, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Mandacaru, Padre Zé e Pedro Gondim.

PlanMob – O Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos respectivamente).

Maiores informações https://www.facebook.com/PrefeituraDeJoaoPessoa/