NOTÍCIAS

porCamila Maia

Confira lista de pesquisadores do PDMU

Os pesquisadores da SRMOB-JP continuam nas ruas! Todos os dias, as equipes visitam vários bairros da capital e microrregião, e vão até as casas, escolhidas aleatoriamente, com um questionário que faz parte da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa – PDMU.

Para sua maior segurança, você pode conferir os nomes dos pesquisadores neste link ou pelos telefones: 3244-8200 e 0800-281-1518.

Acesse também o formulário neste link e fique por dentro da pesquisa.

Sua participação é muito importante!

porCamila Maia

Saiba onde pesquisadores do PDMU devem estar nesta quarta-feira

A SEMOB-JP informa que, nesta quarta-feira (25), os pesquisadores que trabalham visitando os domicílios na Região Metropolitana de João Pessoa para elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana-PDMU estarão nas seguintes localidades: Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bancários, Cidade dos Colibris, José Américo, Mangabeira, Ipês, Tambauzinho, Jardim São Paulo, Castelo Branco, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Portal do Sol, Jardim Veneza, Treze de Maio, Torre, Expedicionários, Funcionários, João Paulo II, Cristo, Parque do Sol, Bairro dos Novais, Oitizeiro, Padre Zé, Geisel, Distrito Industrial, Miramar, Valentina, Cabo Branco, Altiplano, Tambaú, Bairro dos Estados, Manaíra, Gramame, Jaguaribe, Grotão, São José, Cruz das Armas, João Agripino, além bairros de Santa Rita e Bayeux.

Os pesquisadores que representam o PDMU utilizam crachás e coletes de identificação. Nomes, matrículas e local de atuação de cada um deles podem ser conferidos pela população através dos seguintes contatos: 3244- 8200 (PDMU) ou 0800 2811518 (SEMOB-JP).

Disponível vídeo de reportagem de hoje no JPB 1a. Edição, com superintendente adjundo Wallace Massini: http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/t/edicoes/v/semob-faz-peqsuisa-em-joao-pessoa/6689375/

Confira aqui reportagem publicada ontem no Tambaú Notícias 1a. Edição sobre a pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=8wMXkjJqe2U&feature=youtu.be.

Neste link, há reportagem do site da SEMOB com o formulário da pesquisa: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semob-jp-comeca-ultima-fase-das-pesquisas-domiciliares-para-elaboracao-do-plano-de-mobilidade/

porCamila Maia

Workshop de Pré-Diagnóstico marca nova etapa de participação social da elaboração do PDMU da Microrregião de João Pessoa

No dia 11/04/2018, no Hotel Tambaú, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa – SEMOB-JP, em parceria com o Consórcio Concremat-Comap-Sistran, realizou o Workshop de Pré-Diagnóstico do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa, com participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada, com o objetivo de validar as informações referentes às expectativas da população quanto à cidade, à mobilidade urbana e às áreas correlatas, coletadas nas reuniões setoriais, etapa anterior de participação social do Plano. Além disso, a população definiu as diretrizes preliminares que nortearão a elaboração do PDMU.

Os participantes foram acomodados em sete mesas de discussão, correspondentes a grandes temas que abrangem diversos assuntos relativos à mobilidade urbana: Gestão Pública I (gestão interna da mobilidade e participação social), Gestão Pública II (articulação entre as secretarias de João Pessoa e parceria com órgãos externos), Transporte Ativo, Transporte Público, Planejamento Urbano e Mobilidade I (polos geradores de viagens e transporte de cargas), Planejamento Urbano e Mobilidade II (urbanização e uso do solo, macroacessibilidade e sustentabilidade) e Sistema Viário.

Após o momento de discussão, os relatores foram à frente e apresentaram o resumo dos debates de sua mesa, assim como as diretrizes construídas por seu respetivo grupo.

porCamila Maia

Workshop do Pré-diagnóstico com sociedade civil organizada é a próxima etapa de participação social do PDMU

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, sob coordenação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SEMOB realizará mais uma etapa de participação social da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa – PDMU. No Workshop do Pré-diagnóstico, serão apresentadas as contribuições coletadas nas reuniões setoriais referentes à problemática da mobilidade e às expectativas da população quanto à cidade, à mobilidade urbana e às áreas correlatas. Além disso, a população definirá as diretrizes preliminares que nortearão a elaboração do PDMU.

Local: Hotel Tambaú – Salão Parahyba. Av. Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú. João Pessoa/PB.
Data: 11 de abril de 2018.
Horário: 13:30h às 18:00h.

porViviane Fernandes

Finalizadas as primeiras reuniões setoriais do PDMU de João Pessoa

Na última quinta-feira (10), foi concluído o primeiro calendário das reuniões setoriais do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa (PDMU).  Os debates com representantes dos diversos segmentos da sociedade foram fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana.

Foram realizadas diversas reuniões setoriais para discussão da percepção da população sobre a mobilidade urbana na Microrregião de João Pessoa. Confira alguns registros das reuniões realizadas com os segmentos da sociedade civil organizada participantes abaixo:

As próximas etapas ainda serão agendadas.

Confira também a reportagem veiculada no G1 sobre a elaboração do PDMU João Pessoa https://glo.bo/2uGC8FC

 

porViviane Fernandes

PDMU – andamento das reuniões setoriais

Na última sexta-feira (4) foi finalizada a primeira semana das reuniões setoriais para a discussão do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa (PDMU), cujo debate está sendo coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).

O objetivo das reuniões é ouvir as principais percepções sobre os diversos elementos que irão contribuir com a construção das diretrizes da mobilidade urbana da Capital para os horizontes futuros a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente.

Hoje (7/08), serão realizados dois encontros, pela manhã com representantes dos setores de transportes e trânsito e a tarde com os conselhos de classe e sindicatos, meio ambiente e patrimônio, sempre no auditório do Sebrae.

Confira o cronograma das próximas reuniões http://www.planmob.joaopessoa.pb.gov.br/?page_id=158https://goo.gl/b2KvDb

Maiores informações http://www.joaopessoa.pb.gov.br/planmob-conclui-primeira-semana-das-reunioes-setoriais/

porViviane Fernandes

Reunião setorial

Articuladores e convidados do Orçamento Participativo conhecem o PlanMob

Texto: Nadja Dias

A população de João Pessoa, por meio do Orçamento Participativo (OP) participou da reunião do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa (PlanMob). O encontro foi realizado na noite desta quarta-feira (2), no 1º pavimento do Shopping Sebrae.

O evento reuniu mais de 100 pessoas, entre articuladores e convidados que assistiram a apresentação do engenheiro civil e membro do PlanMob, Nilton Pereira. Durante a apresentação, foi exposto o planejamento, investimentos, diretrizes, gestão de mobilidade e a necessidade da participação da sociedade.

As etapas do Plano de Mobilidade, segundo Nilton Pereira, se divide em: conhecer a mobilidade no presente e o que pensa a população, projeção de cenários para a cidade no futuro, elaboração de sugestões com base nas diretrizes definidas e a seleção das propostas.

A moradora da 3ª região,Waleska Silvia Pinto, disse que a reunião foi muito importante para sabemos o que pode ser feito e o que deve servir de contribuição para melhorar a mobilidade da nossa cidade. “Esperamos que esses encontros façam com que essas ações saiam do papel e sejam executadas para melhorar a vida das futuras gerações”, disse.

O diretor de Planejamento da Semob-JP, Adalberto Araújo, explicou que a participação popular é de extrema importância para a formação do Plano e que as reuniões estão superando as expectativas e contribuindo com informações pertinentes. “A população em geral representada pelo OP veio beneficiar com suas informações do cotidiano que vai ajudar bastante nesse processo”, contou.

Nesta sexta-feira (4), mais duas reuniões setoriais serão realizadas. Pela manhã, representantes de fundações, associações e institutos participarão do evento. Já à tarde, organizadores de pedais e ciclistas estarão envolvidos no debate, que é coordenado pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), no auditório do Sebrae.

Os debates tiveram início no dia 31 de julho e vão até 10 de agosto e obedecerão a um calendário. O cronograma completo das reuniões pode ser conferido no link: https://goo.gl/b2KvDb

Maiores informações: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/plano-diretor-de-mobilidade-e-discutido-em-mais-uma-reuniao-setorial-do-plamob/

porViviane Fernandes

Participação popular

Pesquisa para elaboração do Plano de Mobilidade começa hoje e vai visitar 12 mil domicílios de João Pessoa

Texto: Pollyana Sorrentino

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), seguindo as diretrizes para elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), inicia nesta quarta-feira (02), a pesquisa de origem destino que vai consultar moradores de 12 mil domicílios da Capital. De acordo com o superintendente de mobilidade urbana, Carlos Batinga, nesta primeira fase, a pesquisa terá duração de um mês e vai alcançar 2.731 residências. “Até o mês de novembro, a expectativa é de que todo o processo da pesquisa seja concluído”.

Ainda segundo Batinga, o objetivo da atividade é questionar as pessoas com perguntas do tipo: “Para onde se deslocam?”; “Qual motivo do deslocamento?”; “De que forma se deslocam para o destino?”, com o intuito de traçar as linhas de desejo de deslocamento da população e os motivos das viagens. Cerca de 40 pesquisados estarão trabalhando neste processo, eles chegarão aos domicílios identificados com crachás a serviço do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa representando a PMJP e a Semob-JP.

A pesquisa inicia hoje nos seguintes bairros:   Mangabeira, Água fria, Cidade dos Colibrís, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Esplanada, Funcionários, Funcionários II, Geisel, Grotão, João Paulo II, José Américo, Sesi (Bayeux), Alto do Céu, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Mandacaru, Padre Zé e Pedro Gondim.

PlanMob – O Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos respectivamente).

Maiores informações https://www.facebook.com/PrefeituraDeJoaoPessoa/

 

porCamila Maia

Confira a programação das reuniões setoriais sobre a mobilidade urbana da Microrregião de João Pessoa

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, sob coordenação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SEMOB, irá realizar entre os dias 31 de julho e 10 de agosto, no Shopping SEBRAE, reuniões com diversos grupos da população pessoense, em que os cidadãos participantes poderão manifestar suas percepções sobre os diversos elementos da mobilidade urbana em João Pessoa e em seu entorno, a fim de contribuir com a construção das diretrizes que nortearão o PlanMob. Confira mais detalhes no menu Agenda.

 

porCamila Maia

Prefeito abre 1ª Audiência Pública da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, abriu, na manhã desta terça-feira (18), os trabalhos para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa, com a realização da 1ª Audiência Pública, no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deu início ao projeto que pensará a médio e longo prazo o acesso seguro das pessoas a seus destinos no espaço urbano da Capital paraibana, priorizando os pedestres, ciclistas, transportes públicos, de cargas e, por fim, os veículos individuais.

“Essa é uma necessidade de toda cidade e uma exigência prevista em Lei Federal e nós vamos agora fazer este Plano de Mobilidade com a participação popular e levando em consideração os investimentos que a Prefeitura está fazendo e vai fazer na área. O Plano vai gerar mais qualidade de vida para o povo porque é um projeto de desenvolvimento para a cidade feito pensando no que realmente é importante para o povo. Através das audiências públicas e da pesquisa que abrangerá 12 mil residências, vamos buscar as soluções de mobilidade que realmente atendam à população e o futuro da cidade de forma sustentável dos pontos de vista ambiental, econômico e social”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

Maiores informações em http://www.joaopessoa.pb.gov.br/prefeito-abre-1a-audiencia-publica-da-elaboracao-do-plano-diretor-de-mobilidade-urbana/