NOTÍCIAS

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Semob-JP divulga apresentação online do texto final do Plano Diretor de Mobilidade Urbana

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) disponibiliza na manhã desta segunda-feira (20), a apresentação sobre o texto final do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). A página da 4ª Audiência Pública está disponível neste link.

A apresentação do texto final do PDMU será realizada online, a fim de priorizar o atendimento ao Decreto Municipal 9456/20, que proíbe reuniões fechadas com mais de 100 presentes devido ao perigo de disseminação do Coronavírus.

A participação popular também será feita de forma online na própria página de divulgação da apresentação. Toda a população e representantes de instituições da sociedade civil organizada poderão enviar suas dúvidas, sugestões e intervenções. O debate será mantido até as 23:59h de quarta-feira (22/04/2020).

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Semob lança convite para 4ª Audiência Pública do PDMU em formato on-line

Foto: Daniel Hunter

Está definida a data para a realização da 4ª Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa – PDMU. A Semob-JP informou que vai divulgar no dia 20 de abril a apresentação do texto final do documento.

Assim como aconteceu na 3ª Audiência Pública, a apresentação será feita de forma online, disponibilizada neste site. Simultaneamente, será aberto espaço para participação popular, que ficará disponível até às 23h59 do dia 22 de abril. O formato das audiências busca evitar aglomerações, o que segue orientação da OMS seguida pela gestão municipal com o intuito de restringir a disseminação do novo Coronavírus.

Para mais informações, acesse: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semob-jp-publica-chamamento-para-4a-audiencia-publica-do-plano-diretor-de-mobilidade-urbana/

 

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Semob-JP divulga apresentação online das propostas para elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) disponibiliza na manhã desta sexta-feira (20), a apresentação das propostas formuladas para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU). A página da 3ª Audiência Pública está disponível neste link.

A apresentação das propostas seria feita durante a 3ª Audiência Pública para elaboração do PDMU. A divulgação online, no entanto, foi priorizada em atendimento ao Decreto Municipal 9456/20, que proíbe reuniões fechadas com mais de 100 presentes devido ao perigo de disseminação do Coronavírus.

A participação popular também será feita de forma online na própria página de divulgação da apresentação. Toda a população e representantes de instituições da sociedade civil organizada poderão enviar suas dúvidas, sugestões e intervenções. O debate será mantido até as 23:59h da próxima quarta-feira (25).

“As audiências públicas para a elaboração do plano têm reunido um grande número de pessoas, o que é extremamente positivo”, afirmou o superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo. “É preciso, no entanto, ter prudência e responsabilidade com o contexto em que vivemos. Por isso a publicação das propostas e o devido debate público vão ocorrer pelos meios digitais”, explicou.

SEMOB-JP porSEMOB-JP

3ª Audiência Pública é a próxima etapa de participação social do PDMU

No dia 20 de março, das 9h às 13h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal, será realizada a 3ª Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana – PDMU, onde serão apresentadas e discutidas propostas de solução dos problemas de mobilidade urbana detectados. A partir desta audiência, será realizada uma análise da colaboração da população para que sejam consolidadas as propostas, viabilizando a elaboração do texto final do PDMU.

O PDMU será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente), buscando um trânsito mais seguro e voltado para o pedestre, ciclista e transporte público.

Com o PDMU, serão definidas diretrizes e propostas, que serão consolidadas como lei seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal (Decreto N.º 6.499, de 20 de março de 2009). Desta forma, os recursos serão direcionados corretamente, conforme a dinâmica da cidade, atendendo as reais necessidades da população.

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Setor público e sociedade civil se reúnem no Workshop de Prognóstico do PDMU

Membros de órgãos do setor público, universidades e da sociedade civil organizada se reuniram no dia 30 de janeiro para dar continuidade às discussões que vão resultar no Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa. Eles participaram do 2º Workshop, realizado no Hotel Tambaú pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), órgão que está à frente da criação do plano.

O superintendente da Semob-JP, Adalberto Araújo, afirmou que o plano é um legado para a construção de uma nova cidade. “Este trabalho pertence ao cidadão e a todos que desejam uma cidade melhor, mais inclusiva e mais justa”, declarou na fala de abertura.

Durante o evento, foi debatido o diagnóstico obtido pela pesquisa de origem e destino, que traz dados do deslocamento da população de toda a Microrregião (João Pessoa, Bayeux, Cabedelo, Conde e Santa Rita). Além disso, apresentou-se o prognóstico da mobilidade urbana, ou seja, uma estimativa de como estará a mobilidade nestas cidades em um prazo de 10 e 20 anos.

O trabalho foi realizado a partir de mesas temáticas onde foram debatidos transporte público, transporte ativo, sistema viário, gestão pública e o planejamento. Ao final da reunião, cada mesa apresentou propostas para as áreas.

Participaram das discussões representantes da Semob-JP, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba, da Universidade Federal da Paraíba, da Secretaria Municipal do Planejamento, da Associação de Deficientes e Familiares e do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo. Ainda compareceram membros da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência, do Movimento Minha Jampa, do Instituto Soma Brasil, da Associação Paraibana de Cegos, da Câmara dos Dirigentes Lojistas de João Pessoa, do Mude-PB, do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e do Centro Helena Holanda.

SEMOB-JP porSEMOB-JP

SEMOB realiza 2ª Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana

(Foto: Assuero Lima)

Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) convida a população para participar da 2ª Audiência Pública do Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PDMU) da Microrregião de João Pessoa. A reunião acontece no próximo dia 11 de dezembro, das 9h às 13h, no Auditório do Ministério Público da Paraíba, na Rua Rodrigues de Aquino, Centro.

De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Adalberto Araújo, a audiência será a oportunidade de apresentação do diagnóstico das pesquisas realizadas. “A participação da sociedade é fundamental nesse processo para a concretização e êxito do plano que tem sido construído”, afirmou.

O Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente), buscando um trânsito seguro para todos, com destaque para os não motorizados, e um transporte público mais eficiente.

Com o PDMU, serão definidas diretrizes e propostas, que serão consolidadas como lei, para que a Microrregião de João Pessoa tenha uma mobilidade de melhor qualidade, seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal (Decreto N.º 6.499, de 20 de março de 2009), que consolida a Lei Complementar nº 03 de 30 de dezembro de 1992 e a Lei Complementar n.º 054 de 23 de dezembro de 2008. Desta forma, os recursos serão direcionados corretamente, conforme a dinâmica da cidade, atendendo as reais necessidades da população.

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Confira lista de pesquisadores do PDMU

Os pesquisadores da SRMOB-JP continuam nas ruas! Todos os dias, as equipes visitam vários bairros da capital e microrregião, e vão até as casas, escolhidas aleatoriamente, com um questionário que faz parte da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa – PDMU.

Para sua maior segurança, você pode conferir os nomes dos pesquisadores neste link ou pelos telefones: 3244-8200 e 0800-281-1518.

Acesse também o formulário neste link e fique por dentro da pesquisa.

Sua participação é muito importante!

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Saiba onde pesquisadores do PDMU devem estar nesta quarta-feira

A SEMOB-JP informa que, nesta quarta-feira (25), os pesquisadores que trabalham visitando os domicílios na Região Metropolitana de João Pessoa para elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana-PDMU estarão nas seguintes localidades: Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Bancários, Cidade dos Colibris, José Américo, Mangabeira, Ipês, Tambauzinho, Jardim São Paulo, Castelo Branco, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Portal do Sol, Jardim Veneza, Treze de Maio, Torre, Expedicionários, Funcionários, João Paulo II, Cristo, Parque do Sol, Bairro dos Novais, Oitizeiro, Padre Zé, Geisel, Distrito Industrial, Miramar, Valentina, Cabo Branco, Altiplano, Tambaú, Bairro dos Estados, Manaíra, Gramame, Jaguaribe, Grotão, São José, Cruz das Armas, João Agripino, além bairros de Santa Rita e Bayeux.

Os pesquisadores que representam o PDMU utilizam crachás e coletes de identificação. Nomes, matrículas e local de atuação de cada um deles podem ser conferidos pela população através dos seguintes contatos: 3244- 8200 (PDMU) ou 0800 2811518 (SEMOB-JP).

Disponível vídeo de reportagem de hoje no JPB 1a. Edição, com superintendente adjundo Wallace Massini: http://g1.globo.com/pb/paraiba/jpb-1edicao/videos/t/edicoes/v/semob-faz-peqsuisa-em-joao-pessoa/6689375/

Confira aqui reportagem publicada ontem no Tambaú Notícias 1a. Edição sobre a pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=8wMXkjJqe2U&feature=youtu.be.

Neste link, há reportagem do site da SEMOB com o formulário da pesquisa: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/semob-jp-comeca-ultima-fase-das-pesquisas-domiciliares-para-elaboracao-do-plano-de-mobilidade/

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Workshop de Pré-Diagnóstico marca nova etapa de participação social da elaboração do PDMU da Microrregião de João Pessoa

No dia 11/04/2018, no Hotel Tambaú, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa – SEMOB-JP, em parceria com o Consórcio Concremat-Comap-Sistran, realizou o Workshop de Pré-Diagnóstico do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa, com participação de diversos segmentos da sociedade civil organizada, com o objetivo de validar as informações referentes às expectativas da população quanto à cidade, à mobilidade urbana e às áreas correlatas, coletadas nas reuniões setoriais, etapa anterior de participação social do Plano. Além disso, a população definiu as diretrizes preliminares que nortearão a elaboração do PDMU.

Os participantes foram acomodados em sete mesas de discussão, correspondentes a grandes temas que abrangem diversos assuntos relativos à mobilidade urbana: Gestão Pública I (gestão interna da mobilidade e participação social), Gestão Pública II (articulação entre as secretarias de João Pessoa e parceria com órgãos externos), Transporte Ativo, Transporte Público, Planejamento Urbano e Mobilidade I (polos geradores de viagens e transporte de cargas), Planejamento Urbano e Mobilidade II (urbanização e uso do solo, macroacessibilidade e sustentabilidade) e Sistema Viário.

Após o momento de discussão, os relatores foram à frente e apresentaram o resumo dos debates de sua mesa, assim como as diretrizes construídas por seu respetivo grupo.

SEMOB-JP porSEMOB-JP

Workshop do Pré-diagnóstico com sociedade civil organizada é a próxima etapa de participação social do PDMU

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, sob coordenação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana – SEMOB realizará mais uma etapa de participação social da elaboração do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa – PDMU. No Workshop do Pré-diagnóstico, serão apresentadas as contribuições coletadas nas reuniões setoriais referentes à problemática da mobilidade e às expectativas da população quanto à cidade, à mobilidade urbana e às áreas correlatas. Além disso, a população definirá as diretrizes preliminares que nortearão a elaboração do PDMU.

Local: Hotel Tambaú – Salão Parahyba. Av. Almirante Tamandaré, 229 – Tambaú. João Pessoa/PB.
Data: 11 de abril de 2018.
Horário: 13:30h às 18:00h.